
O Campeonato Mundial de Vôlei de Praia acontece a cada dois anos dentro do calendário do Circuito Mundial. A competição oferece pontuação e premiação superiores às outras etapas da competição e confere aos vencedores o título de campeões mundiais.
De acordo com o regulamento da competição, as 48 parcerias em cada naipe são divididas em 12 grupos com quatro componentes cada. As equipes enfrentam os rivais das próprias chaves e, ao fim da fase de grupos, os líderes e vice-líderes de cada chave, além dos oito melhores terceiros colocados, avançam à fase de eliminatória simples, onde 32 duplas entram na reta final das disputas.
Campeãs das etapas da China e da Coréia do Sul do Circuito Mundial 2009, Talita e Maria Elisa são as representantes brasileiras no grupo B do torneio feminino. Elas disputarão as vagas com Danielle Remmers/Michelle Stiekema, da Holanda, Chen Xue/Ying Zhang, da China, e Maria Bratkova/Evgenia Ukolova, da Rússia. A estreia será no dia 27, contra a dupla russa.
As campeãs pan-americanas Juliana e Larissa integram a chave C do torneio norueguês, assim como Hana Klapalova/Tereza Petrova, da República Tcheca, Simone Kuhn/Nadine Zumkehr, da Suíça, e Efthalia Koutroumanidou/Eydoxia Argiropoulou, da Grécia, adversária na primeira rodada, no dia 27.
Na chave E, as atuais campeãs do Circuito Mundial, Ana Paula e Shelda, dividem espaço com Lucy Boulton/Denise Johns, da Grã Bretanha, Vassiliki Arvaniti/Maria Tsiartsiani, da Grécia, e Sara Montagnolli/Barbara Hansel, da Áustria. O primeiro desafio da dupla será contra a parceria britânica, no dia 26.
As irmãs Maria Clara e Carolina fazem parte do grupo H. Elas disputarão as vagas com Becchara Palmer/Heike Jensen, da Austrália, Liesbet Van Breedam/Liesbeth Mouha, da Bélgica, e Merel Mooren/Marloes Wesselink, da Holanda. Na abertura, no dia 27, medirão forças com o time holandês.
No torneio masculino, Alison e Harley são os representantes brasileiros na chave A. Os campeões das etapas da China e da Polônia dividem espaço com Oivind Hordvik/Kjell Goranson, da Noruega, Jonathan Erdmann/Kay Matysik, da Alemanha, e Florian Gosch/Alexander Horst, da Áustria. Os brasileiros estrearão diante da dupla da casa, no dia 26.
Os cariocas Pedro Cunha e Pedro Solberg estão na chave D, ao lado de Nick Lucena/Mark Williams, dos Estados Unidos, Sascha Heyer/Patrick Heuscher, da Suíça, e Bjorn Maaseide/Iver Horrem, da Noruega, adversários da estreia, no dia 27.
No grupo E, os campeões olímpicos de 2004, Ricardo e Emanuel, enfrentarão a concorrência de Penggen Wu/Rui Yin, da China, Anders Hoyer/Bo Soderberg, da Dinamarca, e Jan Schnider/Andreas Sutter, da Suíça. Eles serão os primeiros brasileiros a estrear, no dia 26, contra o time suíço.
Convidados pela organização do evento, os vice-campeões olímpicos Márcio e Fábio Luiz caíram na chave J. Os brasileiros disputarão as vagas na fase final com Oleksiy Kulinich/Alexandr Dyachenko, do Cazaquistão, Philip Gabathuler/David Wenger, da Suíça, e Pablo Herrera/Adrian Gavira, da Espanha. A corrida pelo bicampeonato mundial começará diante da dupla do Cazaquistão, no dia 27.
Fechando a lista de brasileiros, Billy e Bruno Schmidt disputarão suas primeiras partidas nas areias norueguesas a partir do dia 27, pela ordem, contra Rich Van Huizen/Ray Sewell, do Canadá, Jorn Hoiskamp/Bram Ronnes, da Holanda, e Tarjei Skarlund/Martin Spinnaangr, da Noruega, pelo grupo L.
Tabela feminina:
Tabela masculina:
Mais informações,Assessoria de Imprensa - CBV
imprensacbv@volei.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO