1 de julho de 2009

Campeonato Mundial 2009

A primeira baixa brasileira no Campeonato Mundial, que está acontecendo em Stavanger, na Noruega, foi por motivo de contusão. Nesta QUINTA-FEIRA (01.07), o carioca Pedro Cunha foi obrigado a abandonar as disputas na cidade norueguesa após descobrir uma lesão em sua perna esquerda. Com isso, ele e seu parceiro Pedro Solberg não enfrentaram os norte-americanos Brad Keenan e Nick Lucena no terceiro jogo do Grupo D do torneio masculino.

“Não estava sentindo dores, apenas um inchaço na perna esquerda. Como aumentou, fui fazer exames e foi detectada uma fratura por estresse forte na tíbia. Infelizmente a lesão acontece em um momento importante do ano, quando estávamos começando a nos acertar”, lamenta Pedro, que voltará ao Brasil para fazer tratamento.

“Infelizmente é uma lesão que leva um certo tempo até a recuperação completa. Por isso, estou voltando ao Brasil nesta quinta para me tratar com calma. O Pedro Solberg ficará na Europa para jogar os Grand Slams do Circuito Mundial, mas ainda não definiu quem será seu parceiro”, completa.

Acumulando a segunda derrota na competição, Pedro Cunha e Pedro Solberg ficaram em terceiro lugar na chave D, com quatro ponto

Três duplas brasileiras fecharam, nesta TERÇA-FEIRA (30.06), suas participações na primeira fase do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia 2009 com 100% de aproveitamento. Alison/Harley, Ana Paula/Shelda, duplas que já haviam garantido vaga na segunda fase, e Ricardo/Emanuel, que assegurou a classificação com a vitória desta terça, terminaram a primeira fase na primeira colocação de seus grupos. As parcerias voltarão à ação nas areias de Stavanger, na Noruega, na próxima QUINTA-FEIRA (02.07), data de início da fase eliminatória.

De acordo com o regulamento do Campeonato Mundial, as 48 parcerias em cada naipe foram divididas em 12 grupos com quatro componentes cada. As equipes enfrentam os rivais das próprias chaves e, ao fim da fase de grupos, os líderes e vice-líderes de cada chave, além dos oito melhores terceiros colocados, avançam à fase de eliminatória simples, onde 32 duplas entram na reta final das disputas.

Líderes do ranking mundial e cabeças-de-chave do Grupo A, os brasileiros Alison e Harley confirmaram a condição de candidatos ao título ao conquistarem a terceira vitória da dupla na competição. Os brasileiros precisaram de apenas 35 minutos para derrotar os austríacos Florian Gosch e Alexander Horst por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/12.

Com o resultado, a dupla brasileira garantiu a primeira colocação do Grupo A, com três vitórias e nenhum set perdido. A boa campanha na primeira fase anima, não ilude Harley, eleito o melhor jogador do Circuito Mundial 2008.

“Estamos muito satisfeitos com nosso desempenho na primeira fase, mas precisamos nos preparar para a segunda etapa da competição, onde precisaremos vencer outros três jogos para chegar às semifinais”, avalia Harley, lembrando que agora uma derrota significará a eliminação do torneio.

“Uma derrota na fase de grupos não tira suas chances de avançar, mas na etapa eliminatória, sim. Temos procurado focar em uma partida de cada vez e não pensar no futuro. Como formamos a dupla há pouco tempo, temos que estar mentalmente muito bem preparados”, concluiu o brasiliense.

Ricardo e Emanuel confirmam vaga

Também pelo torneio masculino, os campeões olímpicos de 2004, Ricardo e Emanuel, confirmaram suas presenças na segunda fase em Stavanger. Com a terceira vitória consecutiva no grupo E, garantiram não só a vaga como também a liderança da chave, com seis pontos.

Nesta terça, os campeões mundiais de 2003 enfrentaram e superaram os chineses Penggen Wu e Rui Yin, vencendo por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/14, após 34 minutos de partida.

Ana Paula e Sheda também avançam invictas

Já classificadas para a segunda fase do Campeonato Mundial, as medalhistas olímpicas Ana Paula e Shelda entraram na quadra nesta terça, em Stavanger, dispostas a garantir o primeiro lugar da chave E do torneio feminino. E após 38 minutos e uma vitória por 2 sets a 0, com duplo 21/17, diante das gregas Vassiliki Arvaniti e Maria Tsiartsiani, a missão foi cumprida.

Agora, as atuais campeãs do Circuito Mundial somam três vitórias, seis sets vencidos e nenhum perdido, avançando em primeiro lugar do grupo. O bom início da dupla na competição é explicado pelo planejamento traçado para a temporada.

“Shelda e eu priorizamos o Campeonato Mundial nesta temporada. Por isso, planejamos bem nosso calendário e participamos de poucas competições, justamente para chegar bem em Stavanger. Neste momento, sinto que estamos em ótimas condições e prontas para fazer uma boa campanha”, afirma Ana Paula.

Seis duplas jogam nesta quarta

Nesta QUARTA-FEIRA (01.07), último dia da fase de grupos em Stavanger, seis duplas brasileiras estarão em ação na competição. Três delas já estão classificadas e outras três ainda lutarão para confirmar suas vagas.

Às 6h de Brasília, as líderes do ranking mundial e já classificadas Talita e Maria Elisa disputarão a primeira colocação do Grupo B com as chinesas Chen Xue e Ying Zhang. Seis horas depois, as irmãs Maria Clarra e Carolina, também asseguradas na segunda fase, medirão forças com as belgas Liesbeth Mouha e Liesbet Van Breedam, valendo a liderança do Grupo H.

Com classificação assegurada, os vice-campeões olímpicos Márcio e Fábio Luiz entrarão em ação às 12h de Brasília buscando a ponta do Grupo J, que será confirmada caso derrotem os espanhóis Pablo Herrera e Adrian Gavira.

Também invictas, mas ainda sem a classificação assegurada, as campeãs pan-americanas Juliana e Larissa tentarão garantir a vaga e a liderança do C a partir das 7h de Brasília, quando enfrentarão as tchecas Hana Klapalova e Tereza Petrova.

Com uma derrota e uma vitória cada, Pedro Cunha/Pedro Solberg e Billy/Bruno Schmidt lutarão pela sobrevivência na competição. Os cariocas precisam da vitória contra os norte-americanos Brad Keenan e Nick Lucena, a partir das 11h de Brasília, pelo Grupo D. Billy e Bruno, integrantes da chave L, decidirão sua sorte no torneio mais cedo, às 8h (de Brasília), diante dos noruegueses Tarjei Skarlund e Martin Spinnangr.

Fotos disponíveis no site:

http://www.cbv.com.br/cbv2008/imprensa/abrir.asp?id=376

Mais informações,
Assessoria de Imprensa - CBV
imprensacbv@volei.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO